|
imagem

Funcionários da Angola Telecom beneficiam de consulta de prevenção de doenças

18/11/2022

Os trabalhadores da Angola Telecom do sexo masculino, sedeados em Luanda, beneficiaram de uma consulta de prevenção do Cancro da Próstata, nos dias 16 e 17 de Novembro de 2022, na sala de conferências do edifício sede da empresa.

A acção promovida pelo centro médico Working Healthy and Safely (WHS), no âmbito da efeméride Novembro Azul, permitiu a consulta de triagem, medição de tensão e glicemia, bem como o preenchimento de um questionário clínico para pesquisa da próstata.

Os trabalhadores da Angola Telecom que aderiram a campanha, sentem-se satisfeitos com a acção como é o caso do técnico, Alberto Costa que disse “A saúde é vida logo, quanto mais frequente for o controlo do nosso estado de saúde melhor, porque assim, evitamos a evolução de algumas eventuais patologias”.

A consulta abrangeu também as mulheres, com a realização de rastreios primários (triagem, medição de tensão e glicemia) para a consulta de ginecologia, como é o caso da técnica, Olinda Fernandes, que declarou “Estou satisfeita com o resultado obtido, esta é uma acção que devia acontecer com mais frequência porque não temos o hábito de fazer consultas periodicamente e sabemos que existem famílias que possuem algumas doenças hereditárias como por exemplo a diabetes.”

O médico de Urologia e de Ginecologia e Obstetrícia do centro médico acima citado, Vladimir Barsukov, disse ser importante que se faça frequentemente as consultas, com vista a diagnosticar precocemente a doença.


“Durante os últimos cinco anos, a Organização Mundial da Saúde determinou o Cancro da Próstata como uma patologia que ocupa o terceiro lugar na frequência dos casos malignos na oncologia. Infelizmente, nos últimos anos, o cancro da próstata já não tem idade determinada para se manifestar porque é diagnosticado em pessoas com menos de 50 e 60 anos.
O conselho que deixo é que as pessoas façam periodicamente consultas com médico de urologia e evitem apanhar as doenças sexualmente transmissíveis”, disse.